A partir de qual idade a paciente pode submeter-se à cirurgia?
O primeiro passo a ser respeitado para a inclusão de uma prótese de mama é aguardar o desenvolvimento completo das glândulas mamárias. Este processo ocorre em média por volta dos 17 anos de idade.
Como é a cirurgia?
A cirurgia para inclusão de prótese de mama geralmente é realizada sob anestesia geral o que gera maior segurança e conforto para a paciente. Deve ser realizada em ambiente hospitalar e dura aproximadamente uma hora e meia.
O pós-operatório é doloroso?
Cada paciente possui um limiar individual de dor, mas geralmente o incomodo doloroso é totalmente suportável e pode ser controlado através do uso de analgésicos.
Como é a recuperação pós-operatória?
Durante o pós-operatório a paciente deve evitar fazer grandes esforços, levantar peso ou praticar atividade física. As atividades leves do dia-a-dia podem ser realizadas. Após sete dias a paciente pode voltar a dirigir e retornar ao trabalho, caso o mesmo não inclua atividades pesadas.
A cirurgia deixa cicatrizes?
As cicatrizes são inevitáveis, mas costumam ser pequenas e anatomicamente escondidas. O local do corte para introdução da prótese depende da via de acesso escolhida pelo paciente em conjunto com o cirurgião plástico.
Quais as vias de acesso para colocar a prótese de mama?
As três vias possíveis são:
Sulco inframamário (transição inferior entre a mama e o tórax);
Areolar (ao redor da aréola);
Axilar.
Em que planos a prótese pode ser colocada?
A prótese de mama pode ser colocada em dois planos:
Subglandular;
Submuscular.
Cada plano tem suas indicações e suas vantagens e desvantagens. A decisão deve ser tomada pelo cirurgião em conjunto com a paciente.
A prótese impede a amamentação?
A grande maioria das técnicas utilizadas atualmente para a inclusão de prótese de mama não manipulam a glândula mamária ou os ductos lactíferos, dessa forma não interferem na capacidade de amamentação da paciente.
O silicone pode causar câncer ou outras doenças?
Centenas de estudos realizados nos Estados Unidos provaram que as próteses de silicone são seguras e não causam doença do tecido conjuntivo ou doença maligna.
A prótese impede o diagnóstico de câncer?
Não, após a cirurgia de aumento das mamas com implantes mamários, a mulher pode continuar com o acompanhamento anual através dos exames de rotina, como ultrassom e mamografia. O acompanhamento com o mastologista é imprescindível e em caso de dúvidas uma ressonância deve ser realizada.
コメント